Apesar da greve dos professores estaduais e da indefinição quanto ao futuro do ano letivo 2017, está aberto o período de inscrições para os primeiros anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual até o dia 30 de novembro.
Segundo a coordenadora do Estado na Central de Matrículas, Luiza Diniz, essa solicitação de vaga é para ingresso nas modalidades de ensino para o ano letivo de 2018. Também encerra no dia 30 de novembro o período de solicitação de rematrículas para os alunos que querem seguir estudando na escola em que estão inscritos hoje, conforme Luiza
Abstenção no Encceja 2017 passa de 50%, informa Inep
Para fazer a inscrição, os pais ou responsável devem ir à Central de Matrículas (Rua Serafim Valandro, 369, ao lado da escola Cícero Barreto), direto a uma escola da rede estadual. Também é possível fazer a inscrição pelo site da Secretaria de Educação.
Quem optar pela inscrição online deve considerar que o sistema demora cerca de 48 horas para repassar os dados à Central de Matrículas. Já para quem prefere atendimento presencial, a coordenadora da Central indica que o solicitante seja responsável legal da criança, ou que tenha uma declaração que o autorize a fazer o pedido da vaga.
ENSINO FUNDAMENTAL
Ao fazer a solicitação de vaga para o primeiro ano, os pais ou responsáveis precisam indicar três escolas de preferência. Contudo, há um sistema de zoneamento de Santa Maria, com seis regiões: Camobi, Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste.
Por isso, Luiza diz que, ao indicar as escolas de preferência, os responsáveis devem pensar em colégios que fiquem próximo à residência em que a criança mora.
Outro ponto de destaque é sobre a idade do candidato. Para ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental, é obrigatório ter 6 anos completos até 30 de março de 2018. Caso a criança vá completar a idade depois dessa data, deverá esperar para ingressar em 2019.
ENSINO MÉDIO
A solicitação de vaga para essa modalidade não utiliza o recurso do zoneamento em Santa Maria, porque a maior concentração de escolas com Ensino Médio está na área central. Os responsáveis devem fazer a solicitação de vaga com a indicação de quatro escolas da preferência. Em caso de mais candidatos do que vagas disponíveis, a prioridade será para os alunos de menor idade.
A partir de 29 de dezembro, a Secretaria de Educação vai divulgar, no seu site, qual escola foi designada para cada candidato.
ORIENTAÇÃO DA 8ª CRE E CPERS
Com os professores da rede estadual em greve há 79 dias, pais e responsáveis têm dúvidas sobre como fazer o pedido de matrícula e rematrícula dos candidatos.
Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado
O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, José Luis Eggres, diz que a recomendação é fazer a rematrícula com a perspectiva de aprovação do aluno, já que haverá um calendário de recuperação das aulas.
– Mesmo que o ano letivo estivesse na normalidade, a rematrícula seria feita pensando na aprovação do aluno. Então, não há mudança – explica Eggres.
O diretor do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato, Rafael Torres, também recomenda que pais e responsáveis façam a matrícula e rematrícula de estudantes da rede estadual normalmente.
– Vamos recuperar as aulas. Não haverá prejuízo aos alunos – garante Torres.
OUTROS PRAZOS
A coordenadora da Central de Matrículas, Luiza Diniz, esclarece que os pais e responsáveis que querem garantir vaga na escola em que o aluno está inscrito atualmente, devem fazer o pedido de rematrícula até o dia 30 de novembro, diretamente no colégio.
Confira o calendário de inscrições para os vestibulares de Santa Maria e região
Porém, se os responsáveis quiserem fazer transferência para o ano letivo de 2018, devem fazer a solicitação de 2 a 14 de janeiro de 2018. Antes disso, a central atende apenas pedidos de transferência referente a este ano letivo.